Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) é o novo indicador para locação de imóveis. Ele chega como uma alternativa ao IGP-M, com a proposta de reajustes mais próximos da realidade.
Tradicionalmente, o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) é o indexador mais utilizado para reajustar os contratos de aluguel, mas ele não foi criado com esse objetivo.
Como o próprio nome sugere, trata-se de um indicador que acompanha os preços para o setor produtivo, que sobre bastante influência do dólar e está pouco relacionado ao custo da moradia em si.
A falta de um indicador mais preciso dos preços dos aluguéis já era um obstáculo para a indústria imobiliária no país há muito tempo.
Com o país em crise econômica, o IGP-M subiu quase 50% no acumulado de 2020 e 2021, enquanto a renda média do brasileiro se manteve abaixo do patamar em que se encontrava no fim de 2019.
Com a disparada do IGP-M, muitas imobiliárias decidiram trocar o índice pelo IPCA, que também não foi criado para este fim.
“Os aluguéis não subiram na mesma proporção dos índices de inflação, até porque o contexto do mercado de trabalho e da economia brasileira foi bastante adverso no ano passado. Não havia como os inquilinos pagarem os 30% do IGP-M ou os 10% do IPCA do reajuste, pois mui
tos tiveram redução salarial durante a pandemia e alguns até perderam o emprego”, afirmou Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE e responsável pela metodologia do IVAR.
Após uma série de impasses entre inquilinos e proprietários de imóveis residenciais, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) lançou no início de janeiro de 2021 o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR).
O novo índice foi criado especificamente para o mercado imobiliário e tem como objetivo medir objetivamente o reajuste dos aluguéis.
Como ainda é um índice novo, não se sabe se ele será utilizado pelas imobiliárias na hora de renovar contratos. Será o mercado que irá decidir se o IVAR substituirá o IGP-M.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com mais pessoas!🧡
#aluguel #ottonielinharesnetimoveis #imobiliaria #ivar #indices #mercadoimobiliario #igpm